Media e o Território Televisivo, Os
- R$ 43,00
-
R$ 36,55
DADOS TÉCNICOS:
- Editora: Escolar Editora
- Autores: Brandão, Nuno Goulart
- Edição: 1
- Ano: 2016
- ISBN: 9789725924976
- Páginas: 96
- Idioma: Portugues
- Data de publicação: March 31, 2017
- Disponibilidade: Em estoque
... " O diagnóstico dos principais problemas que envolvem o campo dos
media é-nos apresentando pelo autor de forma clara e directa: “o factor
tempo é hoje um dos maiores problemas de que vive o jornalismo”. Ao
mesmo tempo apresentam-se e citam-se de forma rigorosa os mais
importantes estudos que fizeram a analítica dos media nas duas últimas
décadas . Este livro funciona também, por isso, como uma pequena
biblioteca dos Estudos dos Media em Portugal e no mundo. Trata-se
portanto de uma adequada ferramenta pedagógica para estudantes e um
precioso auxiliar de estudo para investigadores destas matérias.
O autor mapeia o campo jornalístico apresentando as principais
problemáticas que o têm reflectido: a “weltanschauung” dos media que
tanto “interpretam como constroem a realidade”; a “saúde ética” do
jornalismo; a responsabilidade social visando a cidadania;
o factor “tempo” na base da diferença entre o jornalismo rigoroso e
contextualizante e o sensacionalismo catastrofista do actual jornalismo
comercial “sujeito ao veredicto do mercado” e à produção do “simples”,
do “curto”, do que se “vende”; o sensível
problema do relacionamento entre jornalista e fontes onde acontecem
“cumplicidades misteriosas das salas de redacção com rostos do poder” e
finalmente o “valor-notícia” e o “gatekeeping” que mostra que “o fluxo
de notícias tem de passar por diversos portões”. Alinhavadas, as
problemáticas cruzam-se, encadeadas, com esclarecedoras citações dos
autores que primeiro as expuseram e teorizaram ."
in prefácio
Jacinto Godinho
Professor Universitário UNL / Jornalista RTP